Song Book 2.0

Apenas minhas histórias e mais algumas coisas.

A arte de ler (1º parte)

Posted by carloshenrique em dezembro 14, 2006

Sempre fui mais leitor do que escritor. A vontade de ler vinha antes mesmo da alfabetização. Meu pai, apesar de ficar muito pouco em casa, sempre lia para mim e mostrava as figuras que tinha no livro ou na revista. Mais do que as belas imagens, o que me chamava atenção era as palavras, esse sim era os desenhos que eu queria ver e entender.

 

Porque era ali que estava à história, eram ali que as coisas aconteciam e foi com uma grande alegria que fui para a escola aprender a ler. Só ler, não estava interessado de cara em aprender a escrever, na verdade só se falava em aprender a ler e nada de escrever. Mistérios da educação brasileira, um entre tantos.

 

Durante o ano letivo, foi aprendendo os sons, as silabas que formavam as palavras e não me via lendo algo por completo, sempre partes soltas no ar. No final do ano me vi lendo o texto escrito no cartaz da sala. Foi uma alegria estranha, afinal eu estava lendo e sem saber como. Era algo que acontecia e pronto.

 

Logo em seguida comecei a ler tudo que tinha pela frente: revistas, cartazes, recados, bilhetes, propaganda, rótulos e afins. No final daquele mesmo ano uma coleção completa do Monteiro Lobato foi me emprestada.

Deixe um comentário

 
